quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

Dominó dos ângulos, uma intervenção do PIBID/Matemática na escola Dr. João Ribeiro Ramos.

No dia 30 de setembro de 2014, no turno da tarde, realizamos na escola parceira do PIBID, Dr. João Ribeiro Ramos, localizada na cidade de Sobral, Ceará, uma intervenção que trabalhava com ângulos de uma forma mais dinâmica e motivadora, que foi a aplicação do jogo Dominó dos ângulos. Essa atividade foi aplicada com 9 alunos do 1º ano do ensino médio no turno da tarde, os quais foram muito participativos e se divertiram muito, ao passo que estavam aprendendo matemática. Essa atividade foi feita da seguinte maneira:
  • Primeiramente foi feito com eles uma explanação dos conteúdos, tais como soma dos ângulos interno de um triângulo, classificação dos ângulos, ângulos opostos pelo vértice e etc, para que relembrasse esses conteúdos. 
  • Após essa explanação, os alunos foram divididos em grupos e levados a confeccionar as peças do jogo, para então utilizarem.
Esse jogo obedece as mesmas regras de um dominó normal, a única diferença é que foi adaptado para trabalharmos conteúdos matemáticos de uma forma diferente que os alunos não estão habituados em sala de aula. Com essa atividade, percebemos que os estudantes gostaram muito, conseguiram absorver o conteúdo e desenvolver o jogo satisfatoriamente. Notamos que eles ficaram muito empolgados e participativos. Através do jogo, os alunos tiveram uma aula de matemática diferente, não cansativa e durante esse momento esqueceram que a matemática é uma disciplina chata e difícil.

Foto: Luana Sales
Foto: Luana Sales
Foto: Luana Sales
Foto: Luana Sales


Um comentário: