sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Oficina Matemática em 3D


No dia 13 de Agosto os bolsistas Cleone Neres, Lucas Nóbrega, Ramon Firmo, Vaniele Alves e Verônica Tabosa, do subprojeto Matemática do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), realizaram, sob a supervisão da professora Sílvia Portela, uma oficina com os alunos do 3º ano "A" da Escola de Ensino Médio Dr. João Ribeiro Ramos.

A oficina, denominada Matemática em 3D, apresentou aos alunos um pouco da diferença entre polígonos e poliedros.

Foto: Sílvia Portela
De inicio, o bolsista Cleone Neres relembrou aos alunos conceitos básicos de geometria, tais como retas, segmentos e linhas poligonais. Logo após, o bolsista explanou sobre algumas características dos polígonos e classificação em convexo e não convexo. Ensinou aos alunos como calcular a soma dos ângulos internos, a soma dos ângulos externos e fez algumas demonstrações de como de chegar em algumas fórmulas citadas na oficina.

Foto: Sílvia Portela
Em seguida, o bolsista Ramon Firmo falou um pouco sobre a diferença entre os polígonos regulares e irregulares e relembrou aos alunos como calcular o perímetro de alguns destes polígonos. No meio da apresentação, quando o bolsista citou que era possível calcular o perímetro de uma circunferência alguns alunos se viram assustados, pois jamais tinham ouvido falar sobre isso. Porém, o bolsista deixou claro que quando eles calculam o comprimento da circunferência na realidade eles estão calculando o perímetro dela.

Foto: Sílvia Portela
Depois de todas as explicações dadas pelos bolsistas Cleone Neres e Ramon Firmo, as bolsistas Vaniele Alves e Verônica Tabosa entraram em ação, mostrando aos presentes como formar, com folhas de papel A4 coloridas, um hexaedro regular através de dobraduras.
Foto: Sílvia Portela
Ao passo que os alunos iam construindo os hexaedros, os bolsistas iam ajudando-os e mostrando para eles todos os componentes que o hexaedro possui, assim como os demais polígonos e poliedros. Esses componentes eram vistos claramente na formação dos polígonos: os vértices, as arestas, diagonais e faces.

Foto: Sílvia Portela

Logo após todo o processo de construção do poliedro citado acima os alunos esbanjavam alegria mostrando o que conseguiram fazer.
Foto: Sílvia Portela

Nenhum comentário:

Postar um comentário