quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Oficina de Xadrez (Parte I)

No dia 11 de Novembro, os bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), Subprojeto de Matemática,  da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), Cleone Neres, Lucas Nóbrega, Vaniele Alves e Verônica Tabosa, supervisionados pela professora Sílvia Portela, deram início à Oficina de Xadrez da Escola Dr. João Ribeiro Ramos.
Foto: Verônica Tabosa
Nesse primeiro encontro, o bolsista Lucas Nóbrega (idealizador da oficina), seguiu o seguinte cronograma de apresentação:
  • Aspectos Históricos do Xadrez;
  • A apresentação do tabuleiro;
  • Apresentação das peças que compõem o tabuleiro
  • Principais regras do jogo e
  • Algumas curiosidades;
Foto: Verônica Tabosa
Foto: Verônica Tabosa








Na parte histórica, ele citou, dentre outras coisas, que o jogo teve origem na Índia, por volta de 600 d.C.
Na apresentação do tabuleiro, foi mostrado aos presentes quais são as suas características físicas e as peças que o compõem (REI, RAINHA, PEÃO, CAVALO, BISPO, e a TORRE). Logo após, foram explicadas as regras que regem esse jogo, detalhando o movimento de cada peça e o nome das principais jogadas que podem ocorrer no decorrer da partida de xadrez. Para finalizar, o bolsista apresentou algumas curiosidades que nasceram e vivem até hoje com o jogo. Histórias reais e outras, quem sabe, fictícias, que mostram como o jogo de Xadrez é tão popular mundialmente.

Foto: Verônica Tabosa
Foto: Verônica Tabosa
Foto: Verônica Tabosa









Caso queira saber mais um pouco sobre a história do xadrez, curiosidades, regras e jogadas, clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário